rzenni

rzenni

34p

2 comments posted · 0 followers · following 0

7 years ago @ ((o))eco - Humanos, a espécie in... · 1 reply · +2 points

Fábio, quem dera houvesse uma revisão sistemática sobre o papel dos humanos como espécie invasora ou não para que pudéssemos balizar melhor as evidências e sair do "eu digo, você diz" típico de comentários on-line. Embora eu possa concordar com o argumento que humanos podem agir como espécies invasoras, dependendo dos fatos apresentados, é difícil concordar com o argumento que humanos são espécies exóticas. Você poderia certamente argumentar que o ser humano é uma "espécie nativa invasora". A biologia de invasões faz esta distinção entre nativas e exóticas porque há diferenças importantes nas causas, consequências e implicações para conservação de processos de invasão causados pelos dois grupos. Como breve argumentação sobre meu ponto, indico http://www.smithsonianmag.com/science-nature/are-...

Enfim, é isso. Abraço!

7 years ago @ ((o))eco - Humanos, a espécie in... · 4 replies · +2 points

Caro Fábio,

sem questionar o papel do ser humano nas extinções recentes e da importância de suas considerações para os esforços de conservação da natureza, digo que o texto erra ao afirmar que a espécie humana é uma espécie exótica invasora. As invasões biológicas causadas por espécies exóticas invasoras são um processo inerentemente humano, mas o Homo sapiens por si não é uma espécie exótica, muito menos invasora.

Espécies exóticas são aquelas espécies presentes fora da sua área de ocorrência natural historicamente conhecida, cujas introduções se devem, invariavelmente, a assistência humana. Quando uma espécie coloniza um novo ambiente por conta própria, chamamos este processo de migração. A distribuição nativa das espécies varia ao longo do tempo e os processos naturais de colonização de novos ambientes definem as áreas de ocorrência natural dos organismos. Por outro lado, para espécies exóticas, a chegada no novo local não seria possível sem assistência humana. É nesse ponto que distinguimos os processos naturais de colonização e migração dos processos antrópicos de introdução de espécies. O ser humano, por mais extinções que tenha causado ao longo dos seus processos de migração e colonização, chegou onde chegou por meios próprios. Portanto, do ponto de vista biológico, o ser humano é uma espécie nativa.

Abraço!