Raul Bueno

Raul Bueno

41p

65 comments posted · 1 followers · following 0

9 years ago @ O Eco Cidades - Fugindo do calor e da ... · 0 replies · +1 points

Alguns fornecedores de ar-condicionado colocam estas planilhas on-line com possibilidade de informar janelas que pegam sol. Basta presumir que uma janela com veneziana não pega sol, uma vez que a luz e o infra-vermelho são refletidos para o exterior.

Se você quiser se aprofundar no assunto, segue bibliografia. Um dos autores, Oscar Corbella, possui vários softwares que fazem este cálculo de modo mais detalhado.

Bibliografia:

Brown, Robert D., e Terry J. Gillespie. Microclimatic Landscape Design: Creating Thermal Comfort and Energy Efficiency. John Wiley and Sons, 1995.
Corbella, Oscar, e Yannas Simos. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos. Conforto Ambiental. 2a ed. Rio de Janeiro: Revan, 2009.
Olgyay, Victor, e Aladar Olgyay. Design with Climate: Bioclimatic Approach to Architectural Regionalism. Van Nostrand Reinhold, 1992.

9 years ago @ O Eco Cidades - Fugindo do calor e da ... · 1 reply · +1 points

Recebi este e-mail, coloco-o aqui pois creio que a resposta contribui para o artigo:

Boa tarde Raul,
meu nome é -- e sou estudante do 3º período do curso de Engenharia de produção. Para um determinado trabalho da faculdade eu preciso estudar sobre brises e assim eu descobri seu site mais especificamente esse link: http://www.ecocidades.com/2011/02/09/fugindo-do-c... onde é possível ver que foi feito um cálculo para saber o quanto uma persiana externa pode economizar.

Eu gostaria de saber então se este cálculo serve também para os brises e se seria possível você me informar como você chegou a esse cálculo ou como você encontrou essa formula (ou seja, um referencial teórico) para que eu possa consultar. E se não for muito incomodo, você saberia me dizer uma fórmula para calcular a quantidade de calor que pode ser reduzida com a instalação de brises?

Aguardo resposta, pois este trabalho é muito importante para meu curso.
Desde já agradeço a sua atenção.
Att,

9 years ago @ O Eco Cidades - Fugindo do calor e da ... · 0 replies · +1 points

Os construtores não se preocupam com o consumo dos proprietários. Daí a posição da Cirella. Basta ver quantas cortinas proprietários de novos imóveis sem persiana colocam por dentro dos edifícios, causando o efeito descrito no artigo.

O correto adequamento ao clima têm que ser uma exigência dos proprietários ou mesmo do povo, através da câmara de vereadores!

11 years ago @ O Eco Cidades - Fugindo do calor e da ... · 0 replies · +1 points

Depende da luminosidade desejada, depende da espessura do isopor. Apenas isopor ainda passa muita luminosidade. O papel por fora reduz a luminosidade interna.

11 years ago @ ((o))eco - Uma casa sustent&aacut... · 0 replies · +4 points

Não é preciso ser hi-tech para ser sustentável. O importante é ser inteligente e reconhecer as necessidades de cada local.

11 years ago @ ((o))eco - Xerém: estudo d... · 0 replies · +1 points

Grato pela audiência Leda. E concordo contigo. As soluções destes problemas, ou mesmo as potenciais soluções poderiam ser mais divulgadas pela grande imprensa. Creio que quanto mais nós, como povo, nos interessarmos por elas, mais a imprensa deverá mostrá-las.

11 years ago @ ((o))eco - Xerém: estudo d... · 0 replies · +1 points

Obrigado pelo seu comentário, José Rubens. O espaço disponibilizado pelo oEco têm justamento o objetivo de promover um debate saudável.

11 years ago @ ((o))eco - Xerém: estudo d... · 0 replies · +2 points

Certamente PR. As questões da cidade são complexas. A cidade pode ser entendida como um complexo sistema, envolvendo várias áreas e serviços. Quando parte deste sistema deixa de funcionar (a coleta de lixo), pode causar ou agravar problemas pré-existentes. Creio que o caso de Xerém foi um problema pré-existente (habitações em conflito com o sistema hídrico) agravados pela falha do sistema de coleta de lixo. Uma política habitacional aliada a um planejamento urbano coerente poderia propor habitações populares em locais seguros e mais adensados - isso baratearia a coleta de lixo e removeria as pessoas das áreas de risco.

11 years ago @ ((o))eco - Xerém: estudo d... · 0 replies · +1 points

Olá Serra, obrigado pelo comentário. Concordo contigo, uma política associada à um planejamento cuidadoso pode evitar tragédias como esta. O oEco publicou o plano em questão neste link, se estiveres interessado: http://www.oeco.com.br/salada-verde/26806-enchent...

11 years ago @ ((o))eco - Xerém: estudo d... · 2 replies · +2 points

Caro PR, creio que neste caso a tragédia não tenha sido causada pelo lixo obstruindo as galerias. O que você afirma procede, mas estes bairro de Caxias, o que causou a tragédia foi a proximidade das casas à áreas de risco e áreas sujeitas a inundações.