curiosorealista
19p
11 comments posted · 0 followers · following 0
12 years ago @ Sociedade Racionalista - Ensaio sobre a fé · 0 replies · +1 points
Caro Pillet, sua crítica não é à minha definição, mas à definição do filósofo e teólogo cristão Johannes Hessen. É curioso que a sua definição das bases do conhecimento religioso cristão não sejam concordantes com as dos filósofos e teólogos. A falácia aqui está em você, não em mim. Você está criando sua própria definição e rejeitando o que diz a história e os próprios teólogos. Isso sim é gerar desinformação! No mais, todos os filósofos que vc citou, de fato eram cristãos, mas nenhum deles ofereceu uma base sólida para a existência de Deus. Assim, a questão permaneceu em território metafísico e jamais saiu deste campo. Você consegue pensar numa razão para isso?
2. "A falácia aqui é tentar induzir o leitor de que uma explicação sobrenatural para a origem da vida e do universo é uma explicação que vem de pessoas que 'não se perguntam sobre a vida'. Isso obviamente não é verdade, pois explicações dessa natureza foram propostas por pessoas que pensavam e pensam - e muito - sobre a vida"
Quando escrevi o texto não pensei que fosse necessário chegar a esse nível linguístico e ter que explicar o que são figuras de linguagem. Vamos lá: Para começar, todos sabem que não há um ser humano (por mais ignorante que seja) que não pense ou se pergunte sobre algo. Assim, se este ponto é o melhor que sua crítica pode fazer, ela é decadente. Sinto muito! Suas referências não são as melhores, mas veja bem: Não interessa a patente do sujeito, se ele apela a uma explicação sobrenatural é porque está desesperado. Não há absolutamente nada de racional em usar o termo sobre-natural para explicar a natureza. Até porque sobre-natural não constitui uma explicação bona fide.
3. "1º, é bom dizer que dentro do rigor científico, o darwinismo não é uma teoria, é uma hipótese; 2º, muitos religiosos adotam o darwinismo; 3º é bom lembrar aqui que a negação do darwinismo não é próprio de religiosos, mas de pessoas que procuram ser intelectualmente honestas."
Neste ponto nossa concordância é parcial. Em realidade, o termo darwinismo não significa nada que não uma ideologia política. A ideia de evolução precede Darwin e não é negada por "pessoas intelectualmente honestas" a discordância dentro da comunidade científica não é sobre se as espécies mudam ao longo do tempo ou sobre sua ancestralidade comum (evolução), mas sobre que peso atribuir aos mecanismos que explicam o fenômeno. Então não gere desinformação aqui. A comunidade científica tem pleno acordo sobre a evolução e discordâncias sobre o mecanismos (seleção natural, deriva genética, transferência horizontal de genes, etc.).
4. "De onde o autor tirou essa definição?? De qual dicionário de teologia isso saiu?" Como está evidente no texto, a esta não é a definição formal de fé e, dessa forma, não exige uma referência formal. Mas já que você pede uma, que tal recorrer á definição de São Tomás de Aquino e dizer que a fé é a crença nas verdades não reveladas, que no melhor sentido da palavra quer dizer "crer por ser absurdo!" Fé não combina com questionamento meu caro. Reveja sua retórica para evitar constrangimentos.
12 years ago @ Ciência e Tecnol... - Opportunity Descobre A... · 0 replies · +1 points
12 years ago @ Sociedade Racionalista - Pessoas merecem respei... · 0 replies · +2 points
12 years ago @ Sociedade Racionalista - Prova sensível? · 0 replies · +1 points
12 years ago @ http://nerdworkingbr.b... - O paradoxo da escolha ... · 1 reply · +1 points
12 years ago @ http://nerdworkingbr.b... - O paradoxo da escolha ... · 1 reply · +1 points
12 years ago @ Sociedade Racionalista - A história dos Três ... · 0 replies · +1 points
13 years ago @ http://nerdworkingbr.b... - Sobre o meu ateí... · 1 reply · +2 points
13 years ago @ Sociedade Racionalista - Existe Lei de Causa e ... · 0 replies · +2 points
13 years ago @ Sociedade Racionalista - Sacrum Profanum: a cri... · 0 replies · +1 points