ubiratansoares

ubiratansoares

100p

35 comments posted · 2 followers · following 0

12 years ago @ MacMagazine - Linus Torvalds rasga e... · 3 replies · +1 points

Só faltou falar que Linus não usa o OSX, e sim Linux no seu MBA...

12 years ago @ Gizmodo Brasil - Censura da Apple: Sexo... · 2 replies · +3 points

"Isso é problema de megalomania de uma empresa de tecnologia querendo me dizer que conteúdo eu devo consumir. "

A crítica mora justamente aqui. O detalhe é : quantos vêem a situação do seu ponto de vista?

12 years ago @ Gizmodo Brasil - Censura da Apple: Sexo... · 0 replies · +6 points

O fenômeno do consumidor iludido é muito mais grave do que qualquer febre nos dias de hoje, seja a modinha do meme, do trollface, do restart, ou sei lá do que mais, pois isso está sendo explorado pela indústria e tem tendência a se intensificar..... A comparação do Apple maníaco com fanático religioso aumentou nos últimos tempos, ressaltando por muitas vezes as características verdadeiras e negativas desse relacionamento que é _ de consumo_ antes de qualquer coisa.

12 years ago @ Gizmodo Brasil - Censura da Apple: Sexo... · 12 replies · +37 points

Por que o espanto com a censura da Apple? Só por que é a empresa que está hoje na "vanguarda" da tecnologia tem modus operandi da IBM da década de 80? Ahhhh vá.....

O pior não é a Apple que adota a censura, e sim o retardado do fanboy que inconscientemente admite que censura é bom para ele. E para a tristeza geral da nação, os mais feverosos iFags estão nessa linha, e eles se multiplicam a cada dia depositando confiança cega nas decisões da empresa que escolhem adotar através de produtos para formar todo um modo de vida ligado à tecnologia.

Mas eu acredito que um dia mesmo esses vão acordar e ver o quanto pagaram para serem iludidos por truques de bom design. Não faz sentido a maior loja de música do planeta ter acordo com gravadora nenhuma. Não faz sentido se abrir um canal de publicação de conhecimento - iBooks revamped - e ao mesmo tempo esse conhecimento nascer sem a possibilidade de ser efetivamente público e acessível - ótima reinvenção do livro hein!.

Não faz sentido nego não entender por quais motivos veículos de comunicação consagrados optarem por um mobile site a um app nativo para iOS. Não faz sentido um iPhone não poder ser usado como uma pendrive. Não faz sentido uma pessoa considerar sua opinião como correta quando sistematicamente pratica a cessão de liberdades.

E é por essas e outras que meu próximo notebook não é um novo Mac, que eu odeio mortalmente tudo que seja tocado pelo termo iTunes e acho o iPhone o melhor hardware com o pior SO móvel dos top3 do mercado.

Abraços!

12 years ago @ Gizmodo Brasil - Apple chuta o pau da b... · 1 reply · +102 points

Pedro, suas colocações e ironia sobre o nosso "sistema de mercado" são o melhor desse seu post, com certeza foi a melhor leitura da minha semana.

Quanto aos preços da Apple Brasil, fala sério, alguém achava que a maça tupiniquim ia bater de frente com alguma operadora e forçar uma situação de mercado em prol de uma campanha de penetração agressiva, explorando o potencial do mercado brasileiro e tornando a marca popular por aqui?

Não, não, no Brasil é Deus no céu, e depois bancos, telecoms e automotivas na terra, nessa ordem....NINGUÉM peita esses caras por aqui, nem Apple, nem Google, MS, nem ninguém. Triste fato, no fim, quem realmente se fode é sempre o consumidor final.

[]s

12 years ago @ MacMagazine - A que ponto chegamos: ... · 12 replies · +16 points

Mais do mesmo mimimi de quem se perdeu na própria cegueira pelo fato do iOS ter perdido a liderança e a preferência dos consumidores, sem contar que como SO móvel o Android já estupra o iOS há eras, meu Nexus S rootado vai dar pau no iPhone 6 fácil, não há o que temer em relação a isso.

Como se a Apple não copiasse também né Halex? Você como usuário só sabe citar como o Android copia UI e desing do iOS, mas se você quiser eu te dou uma aulinha para mostrar como a Apple se beneficiou de inúmeros sistemas de código aberto ao longo dos anos, copiando o que interessava descaradamente SEM DAR A DEVIDA CONTRIBUIÇÃO, diga-se por exemplo o FreeBSD, do que a Apple é sangue-suga até hoje sem dar os devidos créditos, quanto mais o devido dinheiro. Pelo menos o Google não trocou o nome do kernel e é um dos principais contribuidores do Linux. Sem um kernel decente, garanto que esse scrollzinho elástico aí não funcionava....

Esse é só um exemplo, mas o maior problema não é copiar : é sim ver as direções que o mercado de mobilidade toma e nego continuar achando que SO móvel foi feito para só handset, achar "basilar" sem conhecimento de causa que thread de interface merece prioridade de tempo real, afinal, quem em sã consciência vai colocar um SO móvel em uma linha de produção, em um óculos de snow-boarding ou em um bafômetro, para ficar nos exemplos diferentes que vi Android rodando, não é mesmo?

Em resumo : iOS é o sistema que passa uma noção de superioridade que não existe, estou falando só do software e não do hardware, nisso não há o que negar, a Apple - por enquanto - está na frente. E essa noção cega o usuário xiita, que simplesmente entende que é tão superior quanto a tecnologia que defende. Esse post é mais um exemplo disso.

Contudo, o iOS está fadado a cair no nicho e ocupar a segunda - talvez terceira - posição no segmento no principalmente pelo aspecto de flexibilidade e poder ao usuário final E ao desenvolvedor, em especial no tocante de que, enquanto o mundo converge cada vez mais rapidamente para a "internet das coisas", fags acham que SO móvel é para telefones e telinhas.....

Não adianta chorar velho, Android está na frente por que a Apple simplesmente não teve competência para garantir o domínio do mercado. RIM e Palm sabem como é isso também.

Beijos na bunda

12 years ago @ MacMagazine - Pesquisa da WDS revela... · 0 replies · +6 points

Halex, acompanho o MM já há muito, e a sua imparcialidade começa a afetar a qualidade daquilo que você escreve, ou ao menos seu discernimento na hora de escrever.

Lembre-se que o fato de Apple oferecer grandes produtos - muitas vezes, os melhores - não implica que os iUsers são superiores em qualquer instância, o que inqualifica demonstrações de prepotência e sobretudo mina a qualidade do relacionamento com seus leitores.

Tenho um MPB e um Nexus S, desenvolvo para as duas plataformas e aprendi a duras penas que ambas são boas e ruins e que a guerra ideológica entre defensores disso ou daquilo não leva a absolutamente nada, apenas desvia o foco daquilo que realmente importa. Pense em quão produtivo você seria se deixasse o ódio aos alheios de lado e focasse por exemplo, em fazer um bom review de um novo app para OSX, por que sinceramente, é disso que eu sinto falta por aqui.

#FIKDIK

12 years ago @ Gizmodo Brasil - Quer um Motorola Xoom ... · 0 replies · +1 points

Como advogado e desenvolvedor para Android, além de portador de um Nexus S, deixo aqui minha modesta opinião :

(1) FileExpert. Sério mesmo, se você não usa isso no seu Android, é melhor você migrar para um iPhone então. É o melhor app para file sharing já feito para um celular - holy crap, eu até posso trocar arquivo por NFC se mais de 5 pessoas tivessem esse tipo de hardware - e sério, vai vir o iOS6 e não vai ter app igual.

(2) ADBWireless. Como desenvolvedor, poucas coisa irritam mais do que precisar de mais um cabo USB para qualquer coisa(ainda mais com minhas numerosas 2 portas USB no meu MBP). Então, por que não testar direto nos devices pela wireless? No caso da Apple, por que não dá; no caso do Android, got rooted e instale esse app. Feioso como todo bom app feito por um programador nota zero em design, traz uma feature mais do que matadora, com direito a widget (também horrível, diga-se). Só quem usa no dia-a-dia sabe o quanto vale a pena.

(3) ZDBox : app tipo canivete suiço que nasceu nas profundezas do Fórum XDA Developers. Traz interface matadora, bons widgets (já substitui o meu Power Control faz tempo) e ótimas funções em acessíveis já na tela inicial. Mais um exemplo de como um app nasce da comunidade Android para a comunidade, e no final todos os usuários do sistema do Google acabam ganhando.

Abraços a todos!

12 years ago @ MacMagazine - Elcomsoft libera iOS F... · 2 replies · +1 points

Galera, fui eu quem escrevi esse artigo seguindo a sugestão do Rafael.

Primeiramente, você só pode ser alvo de uma ferramenta dessas se o sujeito tiver o seu device em mãos.

Em segundo lugar, uma vez que a criptografia do iOS já está quebrada desde fevereiro, se aqueles que vocês chamam de "hackers" realmente quisessem roubar seus dados, há formas mais eficientes de se fazer isso ao invés de ir atrás do seu aparelho(própria atualização para o iOS 4.3.5 fecha uma dessas falhas, só ir atrás para se informar). Em terceiro, se você realmente se preocupa em ter seu iPhone violado por uma ferramenta dessa linha nesse tipo de situação, peça para a Apple uma chave AES maior, tipo 512 bits, com mais hardware de criptografia ao invés de um processador A9 no iPhone5. Daí o trabalho de algumas horas para crackear seus dados sobe para alguns meses....

Por último, essa é uma ferramenta de propósito forense, que como todas do gênero, tem potencial para o bem e para o mal. Ferramentas para inspeção de rootkits, por exemplo, te ensinam facilmente como instalar um, mas nem por isso você está preocupado ao instalar um programa crackeado no seu Mac. Nesse artigo do phrack (http://phrack.com/issues.html?issue=66&id=4#article) por exemplo, se mostra em forma de desenho como usar o runtime do obj-C para patchear uma aplicação de modo a torná-la um potencial trojan, em especial se você colocar sua senha.

Enfim, os problemas vão sempre estar por aí, tudo depende do quanto você se importa com segurança para ser alvo deles ou não.

Abraços.

[]s

13 years ago @ MacMagazine - Mac Society: "iOS: Pai... · 2 replies · +1 points

"Atualmente o universo de programação vive um limbo funcional, que está determinando o novo caminho para formação de profissionais capacitados na construção de interfaces, afastando o programador de códigos frios do designer que assina o conceito artístico de uma obra, um novo aplicativo"

Gostei muito do artigo, mas achei essa colocação aí MUITO exagerada. Falo como programador com 5 anos de experiência, afinal, só uma pequena parte do software tem haver com a interface com o usuário, com todos os méritos que essa precisa ter....