P4rthen0n

P4rthen0n

14p

9 comments posted · 1 followers · following 0

4 years ago @ http://universobenfiqu... - As congruências ... · 2 replies · +3 points

Não percebo porque motivo o RGS anda assim.
Esta nova personagem dele não tem nada a ver com a personagem que andou uns 10 anos a comentar na Sic Notícias.

Não entendo como é que um político como ele decide entrar nesta estratégia suicida dele. Neste momento, com este rumo que ele decidiu para a sua personagem RGS 2019, os defensores dele são os adeptos do Sporting e do Porto. Isso é a morte de qualquer tentativa de candidatura à presidência do Benfica.

4 years ago @ http://universobenfiqu... - A Centralizaç&a... · 2 replies · +2 points

Se bem percebi o teu post, tu defendes que o Benfica deveria apoiar uma centralização dos direitos de TV para ajudar os rivais... os mesmos rivais que estão constantemente a zelar pelo nosso mal fora de campo.

Não consigo entender essa posição.

4 years ago @ http://universobenfiqu... - Comentário do d... · 0 replies · +1 points

«E quanto ao comentário de DSO na Soccerex que "O primeiro objectivo é dar lucro" - nada a dizer? Ou também é o teu objectivo no Benfica?»

A minha opinião a respeito do equilíbrio entre finanças e sucesso desportivo, é que ter boas finanças ("dar lucro") traz sucesso desportivo, enquanto que o contrário não é minimamente verdade. Penso que seja essa a perspectiva do DSO.

A própria história do Benfica mostrou-nos isso. No final da década 80 fomos a 2 finais da TcE... e alguns jogadores tinham salários em atraso. Nos anos que se seguiram assistimos a uma progressão do deterioramento das finanças do clube e à consequente saída de jogadores importantes (alguns até para os rivais) e, por fim, o colapso desportivo (mandatos de Damásio e Vale e Azevedo). Estivemos 10 anos sem ser campeões, numa travessia do deserto que teve início uns 5 anos depois de 2 finais europeias.

A história do Benfica mostra-nos que o sucesso desportivo não garante sucesso financeiro nem sequer garante sucesso desportivo estrutural (ou seja, não garante que estaremos em situação de ser campeão nos próximos 3-5-10 anos).

Poderão dizer que termos finanças pujantes também não garantem... e eu concordo, nada garante. No entanto, termos finanças pujantes (especialmente se os rivais não tiverem) coloca-nos em posição de gastar muito mais milhões no mercado do que os rivais, se tal for necessário, e é talvez a melhor garantia de conseguir formar equipas muito competitivas todos os anos.

4 years ago @ http://universobenfiqu... - Objectivos 2019-2020 -... · 1 reply · +1 points

Indo ao pormenor....

Campeonato:
Desde que sejamos campeões, não ligo muito aos pontos totais nem aos pontos de vantagem face aos rivais. Obviamente preferia chegar a Fevereiro com 10 pontos de avanço para podermos gerir melhor o plantel na Europa, mas infelizmente o Benfica nunca tem essa tranquilidade (nem que para isso tenha de aparecer o melhor Braga da história, ou um Sporting a bater o record de pontos da história deles, etc).

Champions:Benfica, Lyon, Leipzig e Zenit.
Temos equipa para passar a fase de grupos.
Vejo-nos a fazer 8 a 10 pontos (3V+1E+2D ou 2V+4E), o que pode ser ou não suficiente devido ao equilíbrio das equipas.
Tenho dúvidas que façamos 11 (3V+2E+1D) ou 12 pontos (4V+2D ou 3V+3E).
Ou seja, olhando de forma objectiva, precisamos de 3 vitórias e o Benfica não tem sido produtivo a conseguir essas 3 vitórias na Champions. Veremos se será desta.

Em termos financeiros, o simples facto de entrarmos na fase de grupos, aliado à venda do João Félix, já vai garantir o sucesso da época 2019/20.

4 years ago @ http://universobenfiqu... - Objectivos 2019-2020 -... · 2 replies · +1 points

Boas!

As minhas expectativas para esta época, são
1) ser novamente campeão;
2) e passar a fase de grupos da Champions;
3) e vencer pelo menos 1 Taça;

Aquilo que eu considero como o mínimo possível que automaticamente garante o sucesso da época (mesmo que exista uma falha em tudo o resto) é uma destas duas condições:
A) vitória no campeonato (muito possível, somos favoritos);
B) ou conquistar a Champions (altamente improvavel);
C) ou conquistar a Liga Europa;
D) ou chegar à final da Champions;

O cenário A foi o que se verificou no ano passado, onde a conquista do campeonato "limpou" a falha em toda em linha que tivemos no resto (horrível participação na Champs + eliminação nas 2 Taças).
O cenário D creio que seja o mais polémico, mas bolas, chegar à final da Champions 30 anos depois teria de ser considerado como algo positivo e uma boa época.

Depois há os cenários negativos, como por exemplo falhar o acesso à Champions (péssimo desportiva e financeiramente), ou ter apenas 0-1-2 Taças conquistadas para mostrar, etc.
Conquistar Taças é sempre bom, mas só serve para aumentar o número de troféus, não chega para salvar épocas.

4 years ago @ http://universobenfiqu... - Ranking UEFA - O Benfi... · 0 replies · +1 points

Boas!

Realmente eu devia ter colocado alguns links no meu post (eu próprio fui confirmar a informação) e assim tinha-te poupado esse trabalho. Foi um lapso meu.

A respeito dos elogios do Bruno Lage ao Porto, não gostei realmente pelos motivos que indiquei... tal como também não gostei da "missa" que ele deu no Marquês.
Acho que são coisas completamente escusadas, sem benefício para o Benfica nem para os benfiquistas.
Até parece que ele está à procura da aprovação dos rivais, aprovação essa que o Rui Vitória nunca teve.

Abraço

4 years ago @ http://universobenfiqu... - Ranking UEFA - O Benfi... · 0 replies · +1 points

Boas!

Realmente eu devia ter colocado alguns links no meu post (eu próprio fui confirmar a informação) e assim tinha-te poupado esse trabalho. Foi um lapso meu.

Abraço

4 years ago @ http://universobenfiqu... - Veríssimo: Erro... · 0 replies · +1 points

Boas!
1) em jogo corrido pareceu penalty nesse lance do Rafa. Vendo as repetições (tanto em velocidade normal como câmara lenta) fica claríssimo. Não consigo compreender como é que o VAR não viu este penalty. Incrível.

2) Durante o jogo concordei que era fora-de-jogo. O Seferovic estava adiantado e, na minha opinião, a movimentação dele teve influência na forma como o defesa cortou a bola.

Contudo! Vi a "aula" que o Duarte Gomes deu hoje no Play-Off (programa da Sic Notícias, 19/08/2019) e sou obrigado a mudar de ideias. NÃO ERA FORA-DE-JOGO! Foi um golo mal anulado!

Motivos para não ser fora-de-jogo:
A) o Seferovic não influenciou a acção do defesa... e aqui, segundo a exposição do Duarte Gomes e mediante indicações da FIFA, quando se fala em influenciar, tem de ser uma acção do tipo impedir (fisicamente!) o defesa de correr para lá (por exemplo, com uma carga de ombro ou encosto). Estar a 2 ou 3 metros de distância NÃO é motivo para se considerar que houve influência;

B) ainda relativo ao anterior, o Duarte Gomes exibiu 2 lances instrucionais usados pela FIFA numa acção de formação para árbitros, que são dados como lances legais! Em ambos os lances o atacante (adiantado) estava no máximo a 1 metro de distância do defesa e num desses lances o defesa (preocupado com o atacante) até falha o corte e mete a bola na própria baliza.
Portanto se a própria FIFA dá formação aos árbitros para validar esses lances, então o golo Seferovic é completamente válido e não oferece qualquer dúvida.

C) Como disse e bem o Duarte Gomes, a única coisa que o Seferovic fez foi correr partindo de uma posição adiantada (e nada mais além disso), o que é perfeitamente permitido nas regras.

------

Contudo, há aqui um senão: ainda segundo o Duarte Gomes, o conselho de arbitragem em Portugal deu indicação aos árbitros para assinalar fora de jogo nestes lances, indo mesmo contra as indicações da FIFA.

Ou seja, no mundo inteiro não é fora de jogo, mas em Portugal é. Fantástico.

4 years ago @ http://universobenfiqu... - Ranking UEFA - O Benfi... · 4 replies · +1 points

Em primeiro lugar, obrigado pelo post! Nota-se que foi colocado trabalho e estudo para organizar a informação e depois publicá-la aqui de forma clara.
Tenho só uma pequena objecção a algo que foi dito:

1) «Neste momento, e desde 2018-2019, estamos com uma entrada directa na fase de grupos e uma equipa na 3ª pré-eliminatória. Esses lugares foram atribuídos face ao Ranking UEFA de 2016-2017 e que mais uma vez são ciclos de 3 anos. Ou seja, a nova revisão de lugares na Liga dos Campeões será feita na época 2019-2020 a ter efeito na época de 2021-2022.»

Não me parece correcto chamar-se de ciclo nem que sejam de 3 anos, porque na prática são apenas os "últimos" 5 anos ("últimos" = penúltimo + os 4 anos anteriores ao penúltimo).
Por exemplo no caso da época 2018/19, contaram as pontuações das épocas 2012/13, 13/14, 14/15, 15/16 e 2016/17.

2) «Por fim deixo aqui o Ranking de País actualizado. No final deste ano iremos saber se terminamos em 7º lugar (2 equipas na LC) ou 6º lugar (3 equipas na LC) para determinar a distribuição no novo ciclo de Liga dos Campeões de 2021-2022 a 2024-2025.»

Se bem entendi, estás a dar a entender que a classificação do ranking deste ano (2019/20) vai determinar se teremos 5 ou 6 equipas no período 2021-25, não sofrendo alteração independentemente das pontuações que fizermos entretanto.
Foi isso? É que não é assim que funciona.
Da forma mais resumida possível, o ranking de um país no final de cada época determina directamente e definitivamente a quantidade de equipas que esse mesmo país colocará nas competições europeias na época que inicia dois anos mais tarde (e apenas nessa época).

Falando de Portugal, neste momento (2019/20) temos 5 equipas porque terminámos em 7º há 2 anos (2017/18).
Na próxima época (2020/21) teremos 5 equipas porque terminános em 7º no ano passado (2018/19).

Exemplo: Se, por acaso, terminarmos em 6º neste ano (2019/20) teremos 6 equipas daqui a 2 anos (2021/22).
Mas se terminarmos em 7º na próxima época (2020/21), regredimos de novo para apenas 5 equipas 2 anos mais tarde (2022/23).
E assim por diante.

Só como nota final, devo dizer que não gostei de ver o Lage a fazer estes elogios ao Porto. Não se trata de ser verdade ou mentira, este elogio é algo completamente dipensável, não havia necessidade nenhuma, não lhe perguntaram sobre isso (ele é que divagou um pouco para esses lados) e, ainda por cima, é um elogio que simplesmente não traz benefício absolutamente nenhum para o Benfica. Zero.
O Benfica (instituição) não beneficia disto, os benfiquistas também não, a equipa do Benfica também não e não são estes elogios que levarão os rivais a dar os parabéns quando vencermos no final da época.
O único que pode algum dia vir a beneficiar destes elogios (tal como aquele discurso no Marquês) é o próprio Bruno Lage... mas se ele pensa que os rivais e os comentadores lhe vão guardar um grande carinho se ele começar a perder dentro de campo, bem pode tirar o cavalinho da chuva.

Futebol é mesmo assim: enquanto ganhava, até o Mourinho podia andar por aí a dizer os disparates todos que lhe apetecer (e até elogiavam alguns desses disparates). Depois vieram as derrotas, os títulos acabaram e olha, agora só lhe sobram mesmo os disparates e os comentários na Sky Sports.